As vantagens de um Kanban board físico para times ágeis novos

O kanban board físico é mais “prescritivo, tangívelativo e flexível”. Leia.

Um dos dilemas que as empresas encontram quando adotam o kanban board em times ágeis é se irão utilizá-lo de forma física ou digital. Minha opinião é que, para times novos, é melhor utilizar o kanban board físico. Seu time não é novo, mas não está tão maduro? Então o kanban board físico também é o melhor. E eu explico porquê.

Ao fazer o Assessment de seu time você perceberá que, por ser novo (ou não maduro o suficiente), o esforço que o time terá em vários temas é grande, que vão desde conhecimento do negócio, passando por relacionamento/team building,  até práticas de engenharia, como DevOps, automação, etc. Então, ao menos no início, é melhor simplificar com algo mais prescritivo, tangívelativo e flexível. Explicarei à seguir.

kanban_fisico_2

O kanban board não é o mesmo que framework Kanban, apenas uma ferramenta/pequena parte dentro do mesmo, e que pode ser utilizada separadamente dentro do framework SCRUM. Entenda.

Mais prescritivo

O kanban board não é tradicionalmente parte do SCRUM, mas é uma boa pratica adotada pelo mercado, pois combina perfeitamente. As duas questões abaixo se complementam:

  • Por que usar o framework SCRUM e não frameword Kanban? Porque o SCRUM é mais prescritivo e, portanto, mais fácil de ser assimilado por times novos.
  • Por que usar um kanban board físico (combinado ao SCRUM ou não) e não um digital? Pelo mesmo motivo, é mais prescritivo e, portanto, mais fácil de ser assimilado por times novos.

Ser mais prescritivo é normalizar e regrar melhor, determinar de forma mais clara e objetiva, regulamentar mais claramente. É mais direto, não deixa margem para dúvida.

“Quer que eu desenhe?”… sim, ele já é um desenho, e na parede!

Mais tangível

A visibilidade do projeto para os membros do time e stakeholders é mais pratica e “presente” no dia-a-dia. O kanban board físico é mais acessível e pode ser tocado, apalpado e percebido em um tamanho geralmente bem grande, não raro uma parede inteira. Um visitante tende a vê-lo primeiro que qualquer coisa na sala. Um dos eventos do SCRUM, a reunião diária, é um processo que é enriquecido quando executado em frente ao kanban board físico.

Ativo

O kanban board digital é passivo, ou seja, depende que você o acesse. O kanban board físico é ativo, pois expõe o time, provocando-o para que seja mantido atualizado. É como se ele tivesse mais vida dentro do processo. Não é incomum o Scrum Master precisar “blindar” o time de stakeholders questionando sobre a evolução das tarefas, pois estão expostas a todos. É uma gestão visual e mais expositiva. Muitas vezes quando trabalhamos apenas com o kanban digital, é difícil para os usuários criarem o hábito de acessar com freqüência o sistema para visualizar e atualizar as informações do projeto. Como depende menos de disciplina do time para estar atualizado (ele cobra que seja atualizado) é mais indicado para times novos.

Flexível

Existem muitas opções de ferramentas de kanban board online com funcionalidades bem interessantes, porem o kanban board físico é mais flexível no uso e montagem. Você pode usar cores para identificar o tipo da tarefa, brincar com símbolos, ícones ou avatares, ou o que quiser inventar para sinalizar visualmente e destacar impedimentos ou qualquer coisa que ache importante e que possam existir na Sprint. E o melhor: pode mudar rapidamente muitas vezes. Mudar e adaptar é o que um time novo mais faz no início, portanto o kanban board físico é o mais indicado.

Então, qual sua opinião? Já participou da construção de um time ágil desde o início? Comente e compartilhe sua opinião e experiência com a gente! Comente e compartilhe sua opinião conosco!

Escrito por Felipe Lira Rocha – Scrum Master no SICREDI.
felipelira@gmail.com

Entusiasta de tecnologia, desenvolvimento de software, cultura geek, negócios e TI.

Publicado em Ágile, Gerenciamento de Projetos, Kanban, Processos, Qualidade, SCRUM

Deixe um comentário