Ciclo de Vida de Projeto

Ciclo de Vida

Um projeto pode ser dividido em fases, as quais são conhecidas como ciclo de vida do projeto. As fases do ciclo de vida ligarão o início ao fim do projeto, e embora possa se observar uma ideia de sequencialidade, suas fases são executadas paralelamente, alterando a intensidade ao logo do projeto. Algumas organizações definem um único ciclo de vida para todos os seus projetos, já outras definem um ciclo de vida pra cada projeto.

Analisando, à título de exemplo, um modelo de ciclo de vida genérico, podemos verificar quatro fases:

  • Iniciação: fase em que a idéia do projeto se materializa. Também é o momento em que o projeto é formalizado e o Gerente do projeto definido.

  • Planejamento: fase em que todas as atividades e a estratégia de execução do projeto é definida. Elaboração do plano do projeto.

  • Execução: fase em que as atividades planejadas são executadas.

  • Encerramento: fase em que é formalizado o fim do projeto.

Imagem 1: ciclo de vida genérico.

Imagem 1: ciclo de vida genérico.

A imagem 1 demonstra as fases comuns a qualquer ciclo de vida de projeto, juntamente com a idéia de sequencialidade, que pode ser válida somente para facilitar o entendimento, pois ocorrem de forma paralela na prática. A imagem 1 também é incompleta em relação aos grupos de processos, pois não demonstra as atividades de monitoramento e controle.

Imagem 2: ciclo de vida relacionado aos grupos de processos.

Imagem 2: ciclo de vida relacionado aos grupos de processos.

O conjunto de fases demonstradas na imagem 2 são os ciclos de vida do projeto, onde processos de cada grupo de processos são executados paralelamente ao longo do tempo dentro das fases variando sua intensidade de execução. Porém, os grupos de processos não são fases, são somente agrupamento de processos conforme proposta pelo PMBok, conforme figura à seguir.

Imagem 3: grupos de processos VS áreas de conhecimento PMBOK.

Imagem 3: grupos de processos VS áreas de conhecimento PMBOK.

Como dito, as atividades do ciclo de vida do projeto não são fases. Fases do projetos são momentos ou marcos importantes do projeto, como por exemplo conclusão de uma etapa ou entrega. A diferença entre ciclo de vida e fase do projeto fica mais evidente em projetos iterativos, onde inclusive as processos de iniciação e encerramento podem ser executados novamente, conforme figura.

Imagem 4: fases VS ciclo de vida

Imagem 4: fases VS ciclo de vida

Na imagem acima podemos ver um exemplo onde em cada fase do projeto as atividades de iniciação, planejamento, controle e encerramento são reexecutadas em cada fase.

Ciclo de Vida do Projeto.

Imagem 5: Ciclo de Vida do Projeto.

Ciclos de Vida em Modelos de Desenvolvimento de Software

Modelo em Cascata (waterfall)

É bem conhecido por ser amplamente empregado à várias décadas, é simples e intuitivo. Todas as atividades do projeto são executadas em série, onde uma atividade só inicia após a conclusão da anterior.

Imagem 3: modelo de desenvolvimento em cascata (waterfall).

Imagem 6: modelo de desenvolvimento em cascata (waterfall).

O modelo de desenvolvimento em cascata pode ser considerado ultrapassado devido a sua principal característica: a necessidade de conclusão de uma atividade para iniciar a próxima. A imagem 1 é a que demonstra mais fielmente o ciclo de vida deste modelo, pois é sequencial. Pode ser adaptado permitindo um relacionamento de sobreposição entre as fases, ficando mais próximo do ciclo de vida demonstrado na imagem 2, conforme segue.

Imagem 4: relacionamento de sobreposição entre as fases.

Imagem 7: relacionamento de sobreposição entre as fases.

Vale salientar que as sobreposições podem ser bem maiores. Este modelo Pode aumentar os riscos devido a sequencialidade, causando retrabalhos nas fases seguintes, o que pode ser mitigado com as sobreposições.

Modelo Iterativo

Este modelo tem a característica de ter uma fase planejada a cada momento. As fases iniciais da fase seguinte , como por exemplo o planejamento, são realizadas durante a execução da fase atual.

Imagem 5: modelo iterativo.

Imagem 8: modelo iterativo.

No modelo iterativo podemos visualizar a execução do ciclo de vida também de forma interativa, onde as fases de iniciação, planejamento, execução e encerramento são executadas novamente a cada iteração. As atividades de cada grupo de processos também podem ser executadas novamente a cada iteração, sendo que os processos de monitoramento e controle podem ser executados de forma única ao longo de todo o projeto sem descaracterizar o modelo.

O modelo interativo, se comparado ao modelo em cascata, mitiga riscos

Imagem 6: riscos do modelo iterativo VS cascata

Imagem 9: riscos do modelo iterativo VS cascata

A razão da diminuição dos riscos é que, como a cada iteração são feitas é entregas de software testadas, os riscos diminuem. Também acomoda melhor mudanças pelo mesmo motivo.

Modelo Espiral

Suas principais características são a análise de riscos e a prototipagem. O modelo espiral realiza-os de forma iterativa avaliando o progresso a cada iteração. A cada iteração podem ocorrer atividades diferentes.

Imagem 7: modelo espiral.

Imagem 10: modelo espiral.

A cada iteração, o ciclo as atividades dos grupos de processos repetem-se, tal como o modelo iterativo visto na imagem 8. A diferença é a intensidade que são realizadas a cada iteração. Nas iterações iniciais ocorrem com mais intensidade atividades de iniciação e planejamento, nas seguintes de execução e nas finais de encerramento. Em todas iterações são realizadas atividades da área de conhecimento de Riscos, tando do grupo de processos de planejamento como de monitoramento e controle, que podem determinar a execução novamente de atividades de Iniciação e Planejamento nas próximas interações.

Referências

Project Management InstituteI, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBoK), PMI, 2008.

Heldman, Kim. Gerência de Projetos Fundamentos, Campus, 2009.

Medeiros, Higor “Grupos de Processos segundo o PMBoK” <http://www.devmedia.com.br/grupos-de-processos-segundo-o-pmbok/27106>. Último acesso em 30/05/2013.

Wankes, Leandro “Questão de ordem: o ciclo de vida de um projeto é Iniciação, Planejamento, Execução e Encerramento” <http://www.wankesleandro.com/2010/10/questao-de-ordem-o-ciclo-de-vida-de-um.html>. Último acesso em 30/05/2013.

Protocolo TI “Os Modelos de Desenvolvimento de Software” <http://protocoloti.blogspot.com.br/2012/03/os-modelos-de-desenvolvimento-de.html>. Último acesso em 30/05/2013.

Entusiasta de tecnologia, desenvolvimento de software, cultura geek, negócios e TI.

Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em Gerenciamento de Projetos
2 comentários em “Ciclo de Vida de Projeto

Deixe um comentário